Às vésperas de eleição, 6 candidatos da direita morrem na Alemanha


Uma sequência de mortes que envolvem membros do partido de direita Alternativa para a Alemanha (AfD) em Renânia do Norte-Vestfália chamou atenção nos dias que antecedem as eleições locais, marcadas para 14 de setembro. No período de 13 dias, quatro candidatos e dois suplentes do partido faleceram, segundo informações veiculadas por diferentes meios de comunicação.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Entre os mortos estão Ralph Lange, de 66 anos, Wolfgang Klinger, de 71 anos, Stefan Berendes, de 59 anos, e Wolfgang Seitz, também de 59 anos. Além deles, outros dois suplentes do AfD faleceram no mesmo intervalo. As autoridades alemãs comunicaram que não há indícios de crime relacionados aos casos e confirmaram que duas das mortes ocorreram por causas naturais, sem detalhar as circunstâncias das demais, informou o jornal New York Post.

+ Alemanha suspende classificação da AfD como extremista

Apesar de a AfD não ser considerada favorita nas eleições regionais deste ano, o partido apresentou crescimento expressivo nas pesquisas desde 2022: saltou de 5,4% para 16,8% de intenção de voto em Renânia do Norte-Vestfália, conforme relatou a BBC. A região tem 18 milhões de habitantes, e cerca de 20 mil candidatos disputam cargos nas eleições deste ano.

Repercussão das mortes em série de candidatos da direita da Alemanha

O alto número de mortes entre os candidatos forçou a reimpressão de cédulas eleitorais e a anulação de algumas votações por correio.

Alice Weidel, líder do AfD, intensificou debates sobre o tema ao compartilhar um comentário do economista Stefan Homburg, que classificou o número de mortes como “estatisticamente impossível”.

Print do comentário do economista Stefan Homburg, traduzido pelo X | Foto: Reprodução/X
Print do comentário do economista Stefan Homburg, traduzido pelo X | Foto: Reprodução/X

Investigação

A polícia local informou que está conduzindo investigações sobre os casos e mantém detalhes em sigilo para preservar a privacidade das famílias envolvidas, segundo reportagens recentes.

Leia também: Por que a esquerda odeia gente como Alice Weidel

O post Às vésperas de eleição, 6 candidatos da direita morrem na Alemanha apareceu primeiro em Revista Oeste.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *